sábado, 16 de janeiro de 2010

TORTA CREMOSA DE CAMARÃO

• Massa: 250 gr. de farinha de trigo;
1 pitada de sal;
150 gr. de margarina em pedacinhos;
1 ovo pequeno

• Recheio:
1 kg de camarões  limpos;
sal e pimenta do reino a gosto;
suco de limão;
4 colheres de sopa de margarina;
1 cebola média ralada;
50 ml de conhaque;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
300 ml. de leite;
5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
3 colheres sopa de creme de leite fresco;
2 talos de cebolinha verde picada.

• Preparo do recheio:

Moa 500 gr. de camarão no processador e tempere com sal, suco de limão e pimenta do reino a gosto. Derreta 2 colheres de sopa de margarina e refogue a cebola. Junte os camarões moídos e cozinhe por 10 minutos. Coloque o conhaque numa concha e aqueça sobre a chama do fogão até que incendeie. Despeje em seguida sobre o recheio de camarões, para flambar. Apague o fogo e reserve.

Em  outra panela, derreta o restante da margarina. Doure nela a farinha de trigo e junte o leite aos poucos, mexendo rapidamente para não empelotar. Tempere com sal e acrescente o queijo, o creme de leite e a cebolinha picada, misturando tudo muito bem. Junte a mistura de camarões, mexa com uma colher de pau e deixe esfriar.

• Preparo da massa:

Peneire a farinha de trigo e o sal numa tigela funda. Junte a margarina e misture tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa solta. Abra um espaço no centro e acrescente o ovo levemente batido (reserve um pouco para pincelar a massa), misturando rapidamente até formar uma bola macia que solte das mãos.

Abra a massa com um rolo entre dois sacos plásticos para congelamento. Retire o plástico e forre os fundos e as laterais de uma forma com fundo removível de tamanho médio (reserve cerca de ¼ da massa para fazer o gradeado).
Fure com um garfo o fundo da massa e coloque nela o recheio de camarão, já frio. Abra o restante da massa, corte em tiras e arrume-as sobre a torta, para formar um gradeado.

Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Pincele o gradeado com ovo batido e deixe no forno por mais 5 a 10 minutos, até dourar. Sirva a torta quente, acompanhada de salada verde.

Um comentário:

  1. Suas receitas são maravilhosas, sorte minha ser seu marido. Parabéns por esta iniciativa de partilhar com os amigos, tantas delícias.
    Beijos,
    Reinaldo Silva

    ResponderExcluir